O que é Arteterapia?
Arteterapia é um modo de trabalhar utilizando a linguagem artística como base da comunicação cliente-profissional. Sua essência é a criação estética e a elaboração artística em prol da saúde.
Utiliza, para isso, as linguagens plástica, sonora, dramática, corporal e literária envolvendo as técnicas de desenho, pintura, modelagem, construções, sonorização, musicalização, dança, drama e poesia.
É aplicada na avaliação, no tratamento, na profilaxia (prevenção), reabilitação e educação de clientes especiais.
O campo de atuação da Arteterapia estende-se às diferentes organizações (Saúde, Educação, Comunidade e Profilaxia) permitindo qualidade maior de vida. Atualmente, novas abordagens estão em formação como a biblioterapia, lançada em Budapeste em 2003 e o aprofundamento em dançaterapia, musicoterapia e eco-arteterapia.
© Associacão Brasileira de Arteterapia - todos os direitos reservadosRua São Vicente de Paula, 181, cj 41 - CEP:01229-000 - São Paulo - SP Fone:(5511) 3825-0706 - e-Mail:
faleconosco@arteeterapia.com.br A Arteterapia atua explorando problemas e potencialidades do indivíduo pela expressão e comunicação não-verbal, desenvolve habilidades físicas, emocionais e/ou de aprendizagem através de experiências artísticas terapêuticas de linguagem variadas. Baseia-se no princípio de que a expressão artística é reveladora de conteúdos internos do indivíduo, que o faz através de modelos simbólicos, livre de censura moral e racional. Reconhece que o fazer artístico por si mesmo é terapêutico, em relação aos diferentes materiais e recursos utilizados, mobilizadoras de diversas funções orgânicas.
Considera importante o papel da atividade criativa e expressiva para o desenvolvimento pleno de cada ser humano e de cada comunidade. O uso da arte como terapia implica que o processo criativo pode ser um meio tanto de reconciliar conflitos emocionais como estimular crescimento pessoal e criar vínculos.
Também há o estímulo mental com o uso da criatividade, iniciando-se um processo auto-valorativo, de recuperação e manutenção da auto-estima e da importância da contribuição sócio-cultural do indivíduo que participa de trabalhos de arte-integrativa em grupo, ou mesmo com contribuições individuais, como parte de uma preservação histórica e pessoal.
ver capa ampliadaARTETERAPIA COM IDOSOS - ENSAIOS E RELATOS
VANESSA COUTINHO
Arteterapia com idosos é uma coletânea de histórias, casos e encontros entre pessoas, cujos temas ce...
veja maisQuem pode fazer Arteterapia
Podem atuar como arteterapeutas profissionais com graduação na área de saúde como medicina, psicologia, enfermagem, fisioterapia, etc, e que tenham curso de extensão em arteterapia. Os cursos de arteterapia devem ser ministrados para alunos que tenham cursado até, pelo menos, o terceiro ano da graduação, completem os créditos necessários até o final da especialização e sejam acompanhados de psicoterapia por profissional competente. A Associação Brasileira de Arteterapia está trabalhando para legalizar a profissão segundo um código de ética voltado e aprovado junto às autoridades competentes e também introduzir a cadeira de arteterapia nas universidades brasileiras. Para as Associações não ferirem os requisitos do MEC, apenas poderá clinicar o profissional da área da Saúde.
Os profissionais de arte e educação poderão ministrar aulas de arte para pessoas com problemas. O momento é de transformação. Até o estabelecimento de cursos de graduação, sugerimos que cada profissional mantenha sua profissão de origem e acrescente o termo conquistado pelo curso frequentado como por exemplo:"Com formação ou especialização em arteterapia". Pedimos a todos moderação no uso da arte como terapia e tratamento, respeitando o código de ética de suas profissões originais até que cursos de graduação possam ocorrer. No entanto, o título de especialista poderá ser usado para quem fez cursos de especialização na área. Nós abalizamos os cursos de Universidades que são constituídos por professores com mestrado e doutorado na área como por exemplo USP e UNICAMP. Os Institutos também deverão propiciar formações com professores devidamente treinados e credenciados às Associações que compartilhem com o desenvolvimento gradual e forte da arteterapia no Brasil.
As associações Brasileira e Paulista seguem à risca as normas e convidam os profissionais para participar na formação de um Conselho Nacional de normas técnicas para a profissão.
© Associacão Brasileira de Arteterapia - todos os direitos reservadosRua São Vicente de Paula, 181, cj 41 - CEP:01229-000 - São Paulo - SP Fone:(5511) 3825-0706 - e-Mail:
faleconosco@arteeterapia.com.br